Festa da Banana em Piau

Em 1984, foi criada a tradicional Festa da Banana no Município de Piau. Com cerca de 1200 produtores dedicando principalmente ao cultivo da banana, maior fonte de renda da cidade, daí o incentivo a realização de tal festa, como uma maneira de homenagear o homem do campo incentivando-o na difícil e árdua tarefa braçal.

A festa reúne grande número de visitantes, promove o encontro do Piauense Ausente que por um ou outro motivo não puderam permanecer em seu torrão natal e apresenta excelentes atrações como :
exposição de produtos agrícolas, feira de artesanatos e produtos naturais , concurso de maior e menor cacho de bananas, show para escolha de melhor sanfoneiro, forró, barraquinhas, competições e gincanas, desfiles, eleição da Garota Piauense, shows com bandas locais e nacionais .
A Festa da Banana foi realizada até 1994, sendo em 1995 desativada por 8 anos e em 2002 no mandato do Sr. Carlos Alberto Lopes de Oliveira houve o retorno e revitalização da mesma – uma festa que já era tradição municipal.

Atualmente o evento vem sendo realizado nos mesmos moldes que foi estruturada e a comunidades tem recebido com o seu costumeiro e acolhedor carinho. Em 2015 é realizada a edição XXV FESTA DA BANANA.
Piau vem inovando e hoje oferece uma nova estrutura permitindo melhorias para o lazer da sua população e visitantes.  O local escolhido é o Parque de Exposição da Prefeitura Municipal de Piau, à Rua Capitão Antonio Cedrola.

Entre os dias 16 e 19 de julho uma programação bastante eclética e de excelente qualidade, será oferecida aos turistas que visitarem Piau.

Um dos destaque é o pavilhão onde são expostos os produtos produzidos em Piau, dando ênfase, é claro, aos diversos tipos de banana e seus derivados como por exemplo o artesanato da fibra de bananeira hoje já representando um grande crescimento no artesanato de Piau que é referência no Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, certificado junto a Secretaria de Estado do Turismo .

festa_da_banana

About the Author

Leave a Reply

*